Essas são as 5 histórias que você deveria contar para vender mais. O Storytelling é o gatilho mental forte, utilizado para gerar conexão com seu público e consequentemente vender mais.
História de Origem A primeira história que você deve contar é a história de origem. Para isso, conte como foi o início da sua jornada, incluindo desafios e acertos.
Crédito: BloombergApple: A Apple é bem conhecida por sua história de origem, que começou na garagem de Steve Jobs. A narrativa destaca a inovação e a determinação de Jobs e Steve Wozniak em criar produtos revolucionários, mesmo com recursos limitados no início.
História de Clientes
Conte como seus cliente alcançaram sucesso através do seu produto. Essa história gera prova social e confiança no seu trabalho. Airbnb: A Airbnb frequentemente compartilha histórias de anfitriões e hóspedes que tiveram experiências únicas e positivas através de sua plataforma. Um exemplo famoso é a história de um anfitrião que usou a renda do Airbnb para salvar sua casa da execução hipotecária.
História de Problema e Solução
Aborde um problema comum para sua audiência e mostre como ele foi superado através do seu produto.
Slack: A Slack aborda o problema da comunicação ineficiente no local de trabalho. Eles contam como suas ferramentas de comunicação ajudaram empresas a melhorar a colaboração e a produtividade, destacando casos de sucesso de empresas que resolveram esses problemas com o uso do Slack.
História de Transformação
Mostre como seu produto transformou a vida de seus clientes com o “antes e depois”.
Weight Watchers: A Weight Watchers utiliza histórias de transformação para mostrar o impacto de seus programas de perda de peso. Eles frequentemente apresentam histórias de membros que conseguiram transformar suas vidas e saúde através de suas soluções de emagrecimento.
História de Desafio
Traga essas história abordando suas crenças e valores, gerando conexão a partir de quem “concorda ou discorda” do que foi apresentado.
Nike: A Nike é conhecida por suas campanhas que desafiam o status quo e inspiram as pessoas a superarem seus próprios limites. A famosa campanha “Just Do It” é um exemplo de como a marca utiliza histórias de desafio para conectar-se com seu público, incentivando-os a acreditar em si mesmos e em suas capacidades.
Essas histórias não apenas humanizam as marcas, mas também fortalecem a confiança, inspiram mudanças e destacam valores compartilhados. Ao integrar essas narrativas em suas estratégias de marketing, as marcas podem aumentar suas vendas e também construir uma base de clientes leais e engajados.
O storytelling, portanto, se revela uma ferramenta essencial para qualquer marca que busca se destacar e prosperar em um mercado competitivo.